sexta-feira, 14 de junho de 2013

ANTES, DURANTE E DEPOIS DO SOL



A tentação de chegar à praia e passar horas estendida ao sol, sem protecção solar ou com muito pouca, é grande para muitas mulheres. Na esperança de ficar com uma cor mais agradável ou com um bronze invejável, esquecem-se (aqui não me incluo) que o sol faz bem, mas em quantidades razoáveis, pois quando não existem alguns cuidados, o risco de apanhar um valente escaldão é enorme e, pior que isso, o risco de vir a ter cancro de pele aumenta significativamente.

Hoje em dia existem estudos (podem ver algumas explicações aqui), que confirmam que a pele tem o poder de se proteger e regenerar a si mesma, sem a necessidade da utilização de protectores solares. No entanto, também está descrito nos mesmos estudos, que são necessários outros cuidados, nomeadamente com a alimentação.

Acreditar ou não, está na consciência de cada um. Eu, por muito que a ideia me pareça lógica por um lado, prefiro prevenir do que remediar.

Portanto, para quem ainda acredita no protector solar, quais as estratégias para conseguir uma bela cor sem arruinar a pele?

ANTES DO SOL:

- Para evitar escaldões, borbulhas, tome um suplemento alimentar solar 15 dias antes de ir para a praia e durante pelo menos o 1º mês. Este cuidado não substitui o protector solar, mas complementa a sua tarefa. Existem várias marcas em farmácia, como a Innéov, Bioderma e Doriance, mas também existem outras marcas, por exemplo a Yves Rocher.

- Já li que estes produtos não são indicados para quem tem tendência para manchas na pele. Não sei até que ponto está ou não provada esta teoria, mas como tenho um certo receio, nunca experimentei. O melhor, é informar-se com o farmacêutico na altura de decidir.

- A alimentação também tem um papel importante. Coma tomate, alperces e frutos vermelhos.

- Dois dias antes de se aventurar na areia, faça uma esfoliação corporal e facial. Aproveite para fazer a depilação e nunca, mas nunca, tenha estas cuidados só na véspera. A pele fica muito sensível e a probabilidade de ficar manchada aumenta muito. Para além, do desconforto. No rosto, aproveite também para fazer uma máscara hidratante.

- Se estiver muito clara, aplique um autobronzeador na véspera e antevéspera, para ganhar uma cor. No entanto, não se esqueça que o autobronzeador não é o mesmo que o protector.

DURANTE O SOL:

- A protecção é muito importante, já sabemos porquê. Mas também é importante escolher o índice de protecção adequado para cada pessoa.

Fototipo I - pele muito clara que fica vermelha com facilidade, nunca bronzeia - FP30 a 50

Fototipo II - pele clara que fica frequentemente vermelha, bronzeia pouco e com dificuldade - FP15 a 30

Fototipo III - pele morena clara, bronzeia gradualmente mas às vezes queima - FP15 a 30

Fototipo IV - pele morena clara, bronzeia gradualmente e raramente queima - FP15

- O protector deve ser aplicado antes de sair de casa, para fazer efeito até chegar à praia.

- Reaplique o protector de 2 em 2 horas ou cada vez que vai à água.

- Estes cuidados também são válidos nos dias enevoados, ou mesmo quando estiver à sombra.

- A quantidade de produto aplicada deve ser generosa. Uma colher de sopa para cada braço e perna, barriga, costas, uma colher de chá para o rosto e outras para o decote. Não vale a pena querer poupar no protector, porque para o ano já não o pode (ou deve) usar. Com as idas à praia, o coitado também apanhou uns quantos escaldões e a fórmula não aguenta assim tanto.

- Se acha que o protector a impede de bronzear desengane-se. Uma pele protegida até bronzeia melhor, para além de ficar muito mais bonita. O protector para além de proteger também hidrata, logo a pele fica luminosa, macia, cheirosa. ;) Confesso que detesto ver pele a cair, baça, escaldada. Ui, não acho nada bonito!

- Nas horas de maior calor, entre as 11 e as 16, evite estar na praia. Caso não seja possível, opte por estar debaixo do chapéu de sol, mas sempre protegida com protector solar.

- Invista num chapéu giro e de abas grandes para usar na praia. Fica elegante e protegida.

DEPOIS DO SOL:

- Depois do sol, da água salgada, da areia, do vento, a pele precisa de ser tratada com cuidado e delicadeza. Por isso tome banho com água morna, use um champô adequado para esta época (o da Elvive é maravilhoso e o da Yves Rocher cheira mesmo a férias), lave-se com um gel muito cremoso, de preferência os elaborados para esta efeito e retire bem.

- Desmaquilhe o rosto, para retirar todos os restos de protector.

- Use um produto pós-solar para o corpo e um próprio para o rosto. Estes produtos são feitos para apoiar a pele na sua recuperação depois de tanta agressão. Para além de deixarem a pele macia e cheirosa, ainda acalmam, refrescam e previnem o aparecimento de rugas.

- Como mulher viciada em cremes que sou, nesta altura uso vários produtos. Depois do banho uso um creme pós solar para o corpo e outro para o rosto da Yves Rocher (o do rosto é também anti-rugas), depois deste ser absorvido pela pele, uso um óleo seco  (no corpo) para hidratar ainda mais e deixá-la super luminosa. À noite, antes de ir para a cama, coloco o hidratante normal (no corpo e rosto, respectivamente). A pele não cai e o bronze dura muito mais.

- Se colocar os cremes para depois do sol, ou mesmo os habituais, no frigorífico, vai ver como para além de hidratada também fica fresca depois de aplicá-los.

- É importante a ingestão de água durante o dia, para a pele não ficar seca.

Desejo-vos um dia quente e solarengo! ;)








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Oi bom dia. Por hidratante na pele antes de ir pro sol ajuda a queimar mais a pele Ou é mito ?

    ResponderEliminar
  2. Oi bom dia. Por hidratante na pele antes de ir pro sol ajuda a queimar mais a pele Ou é mito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando. Nunca ouvi, ou li, sobre isso, portanto não lhe sei dizer se é verdade ou mito.

      Eliminar