quarta-feira, 19 de junho de 2013

2013 - ANO INTERNACIONAL DA QUINOA



Isto porque a Organização das Nações Unidas aprovou a proposta dos governos de vários países.

O objectivo é chamar a atenção para este cereal, que pode desempenhar um papel importante na erradicação da pobreza.

A quinoa é um alimento de alta qualidade para a saúde e é produzida de forma sustentável, para além de ter um grande valor nutritivo, pois é o único vegetal que contém todos os aminóacidos essenciais, oligoelementos e vitaminas. Oferece mais proteínas e fibras do que o trigo.

A nível produtivo, adapta-se perfeitamente a vários climas, resistindo muito bem à seca, aos solos pobres e de alta salinidade. Pode ser cultivada desde o nível do mar até a uma altitude de 4000 metros. Suporta temperaturas entre os 8 graus negativos e os 38ºC.

Fonte: Revista Prevenir Maio 2013

Desta forma, a quinoa é considerada uma excelente opção nutricional, ambiental e agrícola.

Para quem não se quer aventurar no seu cultivo, a opção é muito simples. Nas prateleiras de supermercado (normalmente nas áreas de produtos integrais) há várias marcas à nossa escolha. É um produto acessível, custa tanto como um pacote de arroz, e rende muito. Podendo ser confeccionada de inúmeras formas.

Pode ser usada como acompanhamento e ser confeccionada como o arroz. Basta ferver 2 chávenas de água para 1 de quinoa, tapar e deixar cozinhar em lume brando. Pode ser adicionado sal, ou não. Depende dos gostos de cada um. Para ter mais sabor, podemos juntar ervilhas, cenoura ralada, alho...enfim, como se de um prato de arroz se tratasse.

Para se inspirarem, espreitem dois sites que escolhi com várias receitas com quinoa (aqui e aqui)

Experimentem e não se arrependerão!

Desejo-vos um dia cheio de opções saudáveis! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário