quinta-feira, 21 de março de 2013

SER MAIS MOTIVADO

Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, é uma coisa que me irrita.

Em tempos este foi o meu lema de vida. Deixava tudo para a última, andava sempre a adiar o inadiavel, estudava para os testes na véspera, os trabalhos eram feitos na última semana de entrega, etc. Quando comecei a ter juízo e percebi que o facto de me aplicar com antecedência tirava-me um grande peso dos ombros e ainda conseguia ter bons resultados, lá mudei de estratégia.

E hoje considero-me uma pessoa organizada, motivada, embora também tenha os meus dias não. Sou humana, certo?

Mas tenho reparado que nestes tempos de austeridade e desemprego, é dificil para muitas pessoas manterem-se focadas e motivadas. E o pior é que muitas vezes para não se sentirem mal com a sua desmotivação e inércia, arranjam justificações para o facto de outros não seguirem as suas pisadas.

No outro dia uma amiga dizia-me que eu tenho vontade de cozinhar e arrumar a casa, porque o meu marido almoça em casa comigo.

Nada disso. Cozinho porque gosto de comer comida saborosa e saudável, porque sei que a nossa energia é influênciada pelo que comemos e porque me dá prazer.
Arrumo e limpo a casa, porque gosto de sentir o cheirinho a limpo, porque gosto da arrumação, porque a desarrumação me enerva e porque sei que tenho de o fazer. Adiar, só vai fazer com que me custe ainda mais. Por exemplo, se há coisa que detesto nas lides domésticas, é lavar loiça. Odeio! No entanto, todos os dias tenho de o fazer, já que tive que abdicar da máquina de lavar loiça, para ter um despenseiro. (Um dos senãos de viver numa casa pequena)

Do que é que me valia deixar a loiça por lavar, porque não gosto de o fazer? Valia-me uma cozinha mal cheirosa e cheia de bactérias... :)

Temos de ser realistas e parar para pensar um bocadinho. As pessoas não são todas iguais, não têm todas os mesmos objectivos, têm hábitos e horarios diferentes, têm energia em momentos diferentes do dia, portanto, não nos devemos comparar aos outros, com pena de ficarmos ainda mais desmotivados.

Quanto muito, se vamos fazer comparações, então que seja com pessoas que nos inspirem de alguma forma, para assim podermos tirar alguma coisa positiva dessas comparações.

Há uns tempos li uma frase que me ficou na memória:
"Motivação é mover-se, auto-motivação é avançar."

E o que tenho lido sobre este assunto é interessante e ao mesmo tempo, não parece assim tão dificil.

Primeiro que tudo, a motivação tem de vir de nós. Não podemos esperar que os acontecimentos exteriores nos motivem, pelo menos sempre. É uma busca interior e não exterior.

Para construir uma personalidade motivada devemos:

Ter um objectivo defenido - Pensar, reflectir sobre o que queremos. Pode ser um objectivo para a vida, como pode ser algo pontual. O importante é que seja bem defenido, pois quando não sabemos o que queremos, tudo serve e nada nos satisfaz.

Ser disciplinados - Tomar decisões que nos levem à meta, para não perdermos tempo com o que não interessa.

Construir relacionamentos inteligentes - Se convivemos com pessoas que nos irritam, que só nos ajudam a ficar mais em baixo, mais vale nos afastarmos delas.
Se por algum motivo não nos podemos afastar dessas pessoas, por serem os pais ou irmãos por exemplo, o melhor é arranjar uma estratégia para não nos influenciarmos pelo seu negativismo.
O melhor é estarmos rodeados de pessoas que nos ajudam de alguma forma, que nos inspiram, que nos deixam bem e não o contrário.

Ter auto-confiança - Sentirmo-nos bem connosco é muito importante. Se não estamos bem sozinhos, não são os outros que nos vão fazer sentir bem. É importante arranjar formas de sentir confiança.

Ter persistência - Não desistir no 1º ou 2º obstáculo. Ter consciência que a vida não é linear, que acontecem coisas que não queremos, que nem sempre os resultados são obvios...e continuar a lutar.

Desenvolver imaginação e criatividade - Para podermos visualizar o que queremos alcançar. No entanto, devemos ser controlados e realistas.

Ter uma atitude positiva - Focar na solução e não no problema, acreditar que tudo pode melhorar e não esperar que tudo vá piorar. Aprender também com exemplos de outras pessoas.

Ter hábitos - Manter-se em acção até ver os resultados pretendidos. Ter uma acção focada e não dispersa.

No entanto para conseguirmos seguir estes pontos, temos de ter energia. A preguiça é inimiga do sucesso.

Para isso devemos:

Fazer uma autoavaliação - Identificar o que podemos e devemos mudar no nosso estilo de vida, para termos mais energia.

Planear o dia - A desorganização é uma das grandes fontes de stress, com a agenda organizada torna-se tudo mais facil.

Ter uma alimentação equilibrada - Rica em nutrientes, como a vitamina C e as do grupo B, magnésio e zinco, que ajudam a fornecer energia.

Praticar exercicio fisico - Quanto menos fazemos, menos nos apetece fazer. Se praticarmos exercicio regularmente, o corpo e a mente saem beneficiados.

Ter momentos de lazer - Com amigos, familia, sozinha, interessa é que lhe dê prazer.

Evitar bebidas alcoólicas e tabaco - Pois roubam energia e saúde, como todos sabemos (ou devíamos).

Todos estes passos devem ser vistos como passos pequenos. Coisas a serem feitas diariamente cujos resultados vão acontecendo. Nada acontece de um dia para o outro.

Não confundam motivação e energia com euforia. Nem sempre as pessoas que estão sempre bem dispostas e a fazer todos à sua volta rir, são realmente assim. Podemos ser motivados e ter energia, duma forma tranquila e discreta, sem que os outros reparem nisso. Tudo depende da nossa personalidade.

Sejamos fortes e de certeza que conseguiremos ultrapassar as dificuldades.

Desejo-vos um dia cheio de motivação e energia! ;)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: