terça-feira, 12 de março de 2013

QUEQUES DE LIMÃO E CANELA

Este tempo chuvoso e frio, não me deixa largar as bebidas quentinhas nem os cozinhados no forno. Estamos quase na Primavera, mas ainda há vontade de acender a lareira (no meu caso salamandra), de ter uma manta no sofá para aconchegar e de vez em quando, de fazer um belo bolo caseiro para acompanhar a bebida quente, o sofá e a manta!

Gosto muito de bolos caseiros, mas não é coisa que tenha jeito apurado para fazer. Umas vezes sai bem, noutras nem por isso. Mas não desisto e quando o desejo aperta agarro-me às receitas e formas e ponho mãos à obra. 

Na semana passada, mesmo à porta do fim-de-semana, lá chegou a vontade de comer uma fatia de bolo e, mais do que isso, era a vontade de sentir o cheirinho a bolo e café cá em casa. Faz-me sentir no céu. Resolvi então fazer um bolo de limão e canela. No entanto, o tempo de cozedura pareceu-me muito grande e optei por colocar a massa em formas de queques. Continua a ser saboroso, com a vantagem de diminuir para 1/3 o tempo no forno.

Como não podia deixar de ser, alguns dos ingredientes da receita original foram substituídos por outros mais saudáveis, ou menos prejudiciais, como preferirem.

A receita original é esta:

Bolo de Limão e Canela

Numa taça misture 200g de margarina, com 200g de açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Adicione 4 ovos, um a um sem nunca deixar de bater. Misture até a massa fazer bolhas. Adicione raspa e sumo de 1 limão. Junte uma pitada de canela em pó e 1 colher de café de fermento. Coza o bolo em forno médio, durante 75 minutos.

Substituí a farinha por farinha de trigo integral, usei 2/3 da margarina, 2/3 de açúcar amarelo e "abusei" na canela. Deixei no forno 20 minutos.

ADENDA: Alertada por um comentário de um/a leitor/a, verifiquei que não coloquei a quantidade de farinha a usar nesta receita. São 200g.

Ficaram maravilhosos!


Experimentem e digam-me o que acharam! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: