segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

COMO ESCOLHER UM GINÁSIO.

Uns meses antes do Verão, caímos na realidade e percebemos que a roupa está mais apertada porque engordámos durante os meses frios.

Como sempre, todos os anos pensamos que não podemos deixar isso acontecer e que temos de ter certos cuidados durante todo o ano. Mas assim que chega o frio, refugiamo-nos nas roupas grossas e largas, no sofá a beber chocolate quente e claro que os quilinhos aparecem sem permissão.

Depois, umas semanas, ou mesmo uns dias antes das férias, resolvemos fazer dieta e desporto como se não houvesse amanhã, para vestirmos o biquíni e ficarmos quais sereias. Com sorte, até podemos perder algum volume, mas nos dias que temos de férias pensamos que férias são férias e porquê tanto stress com a alimentação? Comemos o geladinho depois de almoço, as pipocas depois de jantar porque só voltamos a ter férias de Verão, no próximo Verão.

E eles (os quilos) lá vão ficando alojados na barriga e ancas!

Não tem que ser assim, todas nós sabemos. Se não queremos que isso aconteça também este ano, esta é a altura ideal para começar a ter cuidado com o que leva à boca e a praticar exercício. Com tempo e determinação, tudo se consegue.

O ideal será fazer exercício com acompanhamento técnico, principalmente para quem nunca praticou exercício, ou tem algum problema de saúde. Um ginásio, pode ser a resposta a vários problemas. No entanto, a escolha deve ser ponderada e deve ter em conta alguns aspectos, para que este seja um bom investimento.

- Ter tempo disponível para treinar. É importante ter consciência da disponibilidade para não cair no erro de estar a pagar sem lá colocar os pés.

- Caso não tenha os horários comuns de trabalho, procure um ginásio que tenha um horário alargado, para poder treinar ora muito cedo, ora muito tarde, consoante a disponibilidade.

- Proximidade de casa ou do local de trabalho. Assim evita grandes deslocações, que para além de caras, podem desmotivar.

- Facilidade de estacionamento ou proximidade com transportes públicos. É horrível estar atrasado para uma aula e, não encontrar estacionamento.

- Modalidades disponíveis e horários das mesmas. Convém ter a certeza se os horários das aulas que pretende praticar são adequados às suas necessidades.

- Qualidade das instalações, higiene, segurança (no interior e no exterior) e clima social.

- Certifique-se que o ginásio é membro da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal.

- Pergunte se na mensalidade está incluído seguro.

- É preciso ter atenção também às condições de pagamento.

- Para quem está desempregado, existem muitos ginásios com descontos para os mesmos. É de aproveitar.

Depois de se inscrever, é só treinar. Eu tenho muitas saudades de andar no ginásio. Sinto falta da prática de várias modalidades e da energia que se vive num bom ginásio. Neste momento não é possível, mas recomendo a todas as pessoas que tenham possibilidade para tal.

No entanto, mesmo depois de ter saído do ginásio há 2 anos, não deixo de praticar exercício, de caminhar diariamente e claro, o meu Yoga acompanha-me sempre. E AMO MUITO. Só tenho pena de não conseguir fazer tudo o que quero. Ainda, porque lá chegarei. :)

Mas devaneios à parte, há pessoas que não gostam de ginásios, outras que não têm possibilidades económicas e outras que não têm tempo. Como tal, basta fazer 3 exercícios durante 15 minutos todos os dias, para ver mudanças no seu corpo e sentir-se melhor.

1 - Agachamentos - 3 series de 20 repetições.

Com os pés afastados à largura das ancas, pés bem apoiados e barriga encolhida, desça o corpo com se fosse sentar numa cadeira (em tempos uma professora minha de aeróbica dizia que era sentar na sanita. Vale tudo). Mantenha as costas alinhadas e não deixe o joelho passar a ponta do pé.

Pode segurar pesos, uma toalha ou um elástico. Assim trabalha também braços.




2 - Flexões com os joelhos apoiados - 2 séries de 10 repetições.

Com as mãos e os joelhos apoiados no chão, mantenha a bacia alinhada com os ombros, o abdomém e os glúteos contraídos. A cabeça deve ficar alinhada com a coluna.
Desça devagar até conseguir manter toda a bacia alinhada, sem comprometer a coluna lombar. Evite que esta afunde. Depois suba.



3 - Prancha isométrica - 3 séries de 25 a 30 segundos

Com os cotovelos apoiados e os dedos dos pés, mantenha o corpo alinhado, os abdominais e os glúteos contraídos. Mantenha-se nesta posição, sempre atenta à postura.

 
Claro que se por algum motivo tiver dificuldade em fazer todas as séries e repetições, o ideal é ir aumentando a frequência consoante se for sentindo melhor nos exercícios. O importante é não desistir e, insistir.
 
É importante descansar entre séries e entre exercícios. No fim, não se esqueça de alongar, para evitar dores incómodas no dia seguinte.
 
Desejo-vos um dia com muita determinação. :)
 


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário