segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UM MÊS A GASTAR SÓ NO INDESPENSÁVEL

Há muito tempo que se vê em vários blogues, principalmente de poupanças e organização doméstica, incentivos a gastar-se apenas no que é estritamente essencial. O objectivo é mesmo não gastar dinheiro, mas como isso é quase (ou mesmo) impossível, pretende-se abdicar de tudo o que é supérfluo para se poupar o máximo de dinheiro possível.

Na semana passada, no blogue A economia cá de casa a autora lançou também esse desafio. Confesso que quando li, pensei mesmo que não iria sequer tentar, já que há muito tempo que reduzo as minhas despesas ao essencial. Mas o desafio não me saiu da cabeça e, comecei a pensar que afinal ainda tenho vícios dos quais posso abdicar, para conseguir poupar uns euros extra.

Sou completamente viciada em revistas e, não é de hoje, é um vicio que vem desde a adolescência (mas compro e leio-as até ao fim) e, adoro experimentar cremes, champôs e afins (que também uso religiosamente), acabando por comprar muitas vezes sem estar mesmo a precisar (maioritariamente Yves Rocher, já que tenho desconto). Roupa, acessórios, cinema e jantares fora, há muito que deixaram de ser prioridade.

Fazendo as contas, percebo que gasto mais do que pensava, no entanto também acho que estes gastos só seriam prejudiciais se me impedissem de pagar as minhas contas a tempo e horas. Por outro lado, se toda a gente começasse a poupar em tudo e mais alguma coisa, coitados dos donos dos cafés, das papelarias e quiosques de revistas, etc...O que era feito da economia local?

Já me decidi por abdicar de alguns gastos no mês que vem, para perceber se o facto de não comprar certas coisas fará tanta diferença no orçamento familiar e, se sentirei falta delas. No entanto, não vou ao extremo de não comprar nada, ou de deixar de beber o meu cafézinho depois do jantar, no café ao lado de casa. Já que considero um momento de descontracção e convívio com pessoas de quem gosto.

Se ficaram curiosas, dêem um pulo ao blogue sugerido atrás, para perceberem onde e como podem poupar.

Sentem-se tentadas a experimentar?

Desejo-vos um dia poupadinho! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário