terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PRODUTOS NATURAIS

As minhas experiências com ingredientes disponíveis em qualquer casa, vem de há muito tempo.

Na minha distante (bem, não tão distante) adolescência, a minha pele era massacrada com acne. Nessa altura, não sei porquê, parecia natural experimentar-se tudo e mais alguma coisa na pele antes de se recorrer a um dermatologista.

Então, desde os meus 14 anos até aos 17, ora fazia tratamentos prescritos pela minha médica de família (que se resumiam a pomadas super fortes que descamavam a pele e antibióticos, que só resultavam enquanto eram tomados. Assim que acabava o tratamento, o acne regressava ainda pior), ora experimentava receitas mágicas para acne.

 Portanto, durante estes aninhos inocentes, todas as dicas maravilhosas que me davam sobre produtos milagrosos para curarem aquela desgraça, eu experimentava. Desde pastas de hortelã, a um pó estranho que nem me lembro o nome, a aloé vera (este deu-me cabo da pele. Acordei, parecia que tinha o rosto em sangue. Remédio santo, já que depois disto lá recorri ao dermatologista.), máscaras de argila (que de tudo foi o melhor que experimentei na altura) vapores com ervas (que também fazia bem, mas era chato), pasta de dentes em cima das borbulhas (pode resultar, mas também pode infectar) enfim, foi tanta coisa que metade já apaguei da memória. Chegavam pessoas ao pé de mim, que eu não conhecia de lado nenhum, a dizerem-me para experimentar isto e aquilo. Imaginem o que é isto na adolescência...

Assim que comecei o tratamento com a dermatologista, apesar de piorar no inicio, o que é normal, os resultados começaram a ser óbvios e as outras pessoas deixaram de tentar arranjar-me soluções milagrosas. Durante muitos anos usei máscaras e cremes comprados na farmácia, tudo super caro e que a determinada altura deixaram de ter um efeito bom na pele.

As borbulhas desapareceram (não para sempre, já que ainda hoje tenho de ter muitos cuidados), mas o facto de usar produtos muito fortes, também não ajudava no aspecto da pele. Não tinha uma pele luminosa, como seria de esperar naquela idade, não sentia qualquer prazer em colocar aqueles cremes sem qualquer cheirinho agradável, para não falar no preço. Para terem uma ideia, a máscara que usava na altura, tinha de estar no rosto durante 30 minutos. Durante esse tempo, não conseguia manter os olhos abertos, porque ardiam tanto que estava sempre a chorar. Imaginem o cheiro que tinha. Entretanto deixou de ser comercializada, vamos lá saber porquê.

Bem, mas este discurso todo, para dizer que depois de vários anos de luta, cheguei à conclusão que podia voltar às mesinhas antigas. Não a todas, como é óbvio e, com todos os cuidados necessários. 

Voltei a usar a minha máscara de argila verde de 15 em 15 dias, já que seca um bocadinho a pele. E apesar de ter a pele oleosa, também já foi pior. Por isso não vale a pena massacrar. E agora estou fã da máscara de ovo, que falei aqui. É super fácil, rápido, económico e a pele fica realmente bonita.

Esta vontade de usar produtos mais naturais, penso que venha mesmo da experiência que tive com produtos químicos e já se manifesta noutras áreas para além da pele. Tenho experimentado receitas naturais também no cabelo (as adequadas ao meu tipo de cabelo, claro), nos produtos de limpeza para casa e até no meu bichano. Sim, detesto o cheiro das pipetas e tenho sempre a sensação que ele há-de conseguir lamber aquela zona onde o produto foi aplicado. Sendo assim, de certeza que existe alguma alternativa mais natural para evitar que o Alf tenha pulgas e que ajude a manter o pêlo luminoso. Estamos ainda a testar, mas existem muitas alternativas, que terei todo o gosto em partilhar convosco mais tarde.

Por enquanto fica apenas a deixa, que ando a experimentar e procurar alternativas úteis para os nossos dias.

Assim que me organizar partilharei convosco.

Desejo-vos um dia sustentável e ecológico.  :)

Nota: É de referir, que para quem tem graves problemas de pele, como eu tive, a solução passa mesmo por procurar um dermatologista. Por muito que algumas dicas possam ajudar, nunca resolvem o problema na totalidade. Neste momento, sinto-me confortável para voltar a usar esse tipo de produto, pois o problema já vai distante, mas na altura só contribuíram para que piorasse. Tenham também em conta que alguns ingredientes usados em simultâneo podem causar alergias, por isso, há que ter muito cuidado com as escolhas a fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário