segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMER NO MCDONALD'S E NÃO ESTRAGAR A LINHA

Não é e, está longe de ser, a minha comida favorita. Passo muito bem sem este tipo de fast-food (já de pizzas tenho que fazer um esforçozito), mas o meu marido adora e, por sua vontade pelo menos uma vez por semana comíamos no McDonald's.



No entanto, sabemos os dois dos malefícios desta comida e, vamos lá, no máximo 1 vez por mês.

Há uns meses percebi que por muito que comesse (normalmente comia sempre o mesmo menu), passado 1 hora já estava esfomeada. Como não acho que seja assim tão barato (Pagávamos sempre 13€ e qualquer coisa. Aqui em Setúbal existem vários restaurantes onde comemos peixe gralhado, com entradas, bebida, sobremesa e café por 15€, 2 pessoas...) não via razão para gastar dinheiro e pouco tempo depois ter fome. Então, comecei a comer apenas um hambúrguer pequeno com batatas pequenas.

Desta forma reduzia a quantidade de calorias, de gordura e ainda poupava uns trocos.

Na revista Prevenir de Fevereiro, vem um artigo sobre este tema e são feitas propostas mais saudáveis, para quem gosta mas não quer estragar tudo em tão pouco tempo.

1ª Opção
1 sopa de legumes + 1 salada sem molho + 1/2 pacote de molho vinagrete + 1 garrafa de água ou 1 cola zero.

359,5 Kcal.

2ª Opção
1 sopa de legumes + 1 hambúrger regular + palitos de cenoura + 1 garrafa de água ou 1 cola zero.

365 Kcal.

3ª Opção
1 sanduiche Mcfish + 1 pacote de batatas pequeno + 1 pacote de katchup + 1 cola zero.

567 Kcal.

O artigo ainda refere que só um hamburguer CBO ou Big Tasty, contêm cerca de 850 calorias. Dá que pensar.

A nutricionista  ainda sugere optar sempre pelas porções pequenas, pois ficaremos igualmente saciados e consumimos menos calorias (a minha intuição estava correcta), abdicar dos refrigerantes, optando por água ou pelas versões light já que uma cola de 500 ml tem cerca de 220 kcal o equivalente a um sundae.

Quanto aos Wraps, a nutricionista diz que o aspecto ligth é mesmo só aspecto e que enquanto as calorias são equivalentes às de outro hamburguer, a quantidade de gordura é muito mais elevada.

Os nuggets, segundo a nutricionista, têm menos calorias que um hambúrguer e um teor de proteína muito mais elevado.

É ainda importante ter cuidado com as calorias, já que nem sempre o facto de ter menos calorias ser a melhor opção. Quando o valor de proteína é inferior, a saciedade também é menor, possibilitando assim escolhas menos saudáveis na refeição seguinte.

Claro que mesmo fazendo opções mais saudáveis, é de evitar uma alimentação do género, pois os problemas inerentes, vão muito além do excesso de peso.

Desejo-vos um dia cheio de opções saudáveis! :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário