quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

COMO CUMPRIR AS RESOLUÇÕES DO NOVO ANO

Agora que o Natal já passou, começamos a pensar na passagem de ano.

Nesta altura é comum fazermos uma retrospectiva do ano a terminar e, pensar no que queremos alterar no novo ano.

Muitas vezes colocamos a fasquia muito alta e, quando chega o fim do ano, vemos que não fizemos nem metade daquilo que pensámos.

Para evitarmos essa angustia, talvez seja boa ideia sermos realistas e ter em conta as nossas limitações.
Para uma pessoa que tem como desporto favorito vegetar no sofá enquanto muda de canal 500 vezes, será difícil a partir do dia 1 (ou 2) de Janeiro começar a ir ao ginásio todos os dias. Mesmo que no inicio tenha energia para tal, mais tarde ou mais cedo, acaba por desistir. E depois vem a máxima "perdido por cem, perdido por mil" e, só no ano seguinte é que se volta a pensar nesse assunto.
Neste caso, talvez funcione melhor começar a ir ao ginásio 2 vezes por semana e ir aumentando gradualmente, até ser um hábito natural e um prazer.

Depois há que ter prioridades.
erá muito mais difícil alterarmos a nossa vida de um dia para o outro, do que alterarmos pequenas coisas regularmente. E pensar no porquê dessa mudança também me parece importante. Queremos mudar para nos sentirmos melhor, pela nossa saúde e bem-estar, porque temos consciência que essa mudança vai ser útil na nossa vida, ou porque de repente isso passou a ser moda e toda a gente sente necessidade de acompanhar a maioria? Se o motivo não for realmente forte, é natural não chegar a atingir o objectivo.

Não ser demasiado exigente e não se martirizar quando algo não corre como pretendido.
A vida não é a preto e branco, nem é linear. As coisas vão acontecendo e nem tudo depende de nós. Não vivemos isolados, portanto temos que contar que de vez em quando algo foge das nossas mãos. No entanto, não quer dizer que seja um fracasso e tenha que desistir do objectivo pretendido. Se for necessário repensar numa estratégia, ou fazer algumas alterações ao plano inicial, que seja.

Também podemos contar com as ajudas exteriores. Quem não tem uma amigo, colega ou familiar que adora fazer de consciência e perguntar como nos estamos a sair com as nossas resoluções do novo ano? Ou quando vê algum deslize da nossa parte não vem logo alertar, para bem da nossa sobrevivência? Para evitarmos isso, o melhor é pensar antes de falar sobre o assunto com essas pessoas. As resoluções são nossas e não temos que nos justificar quando não as cumprimos. Desde que isso não magoe ninguém, o problema é nosso.

Quando as alterações que pretendemos fazer são mesmo difíceis, como deixar de fumar ou tratar outro vicio, o melhor é pedir ajuda, de preferência profissional. Não somos super heróis e, claro que há sempre alguém que conseguiu sozinho e sem ajuda (será?), no entanto isso não é regra e há que ser realista (mais uma vez).

Focar a nossa atenção numa coisa de cada vez, ou em poucas coisas.
As pessoas que querem fazer tudo de uma vez, que têm a agenda cheia de coisas a fazer, muitas vezes não sabem para que lado ir. Pode ser útil ter um plano b, c ou d, mas isso não quer dizer que começar uma coisa hoje e não acabar porque surgiu outra ideia, que depois dá lugar a outra e outra e outra...seja um bom caminho. O que acaba por acontecer? Começamos 1001 coisas e não terminamos nada. E isso dá alento a quem?

Ser auto-suficiente.
Querer mudar apenas se...O se não tem grande valor, já que se assim fosse não existia. Confuso, não? Por exemplo: "Quero ter uma alimentação mais saudável, mas só é possível se o meu marido também tiver",  "Quero fazer yoga, mas só se uma amiga for comigo" (esta é daquelas que me tira do sério). Se para fazer/mudar alguma coisa, precisa de alguém para o fazer também, muito provavelmente é porque não tem mesmo vontade de o fazer.

É com base nestas "regras" que fiz a minha lista de resoluções. São coisas bastante simples e acessíveis. Algumas delas já fazem parte da minha vida, mas como as acho importantes continuam na lista para 2013, não vá eu esquecê-las pelo caminho...

No próximo post, podem contar com as 12 coisas simples que quero fazer (ou continuar) em 2013.

Desejo-vos um dia muito calminho e positivo! :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário