segunda-feira, 17 de setembro de 2012

GRAVIDEZ - A PREPARAÇÃO


A ideia de criar uma rubrica sobre gravidez, surgiu porque uma amiga de longa data, quando visitou o blogue pela primeira vez, disse-me que só de ver ficou entusiasmada para continuar a acompanhar e voltar à sua forma antiga, depois da sua bebé nascer.
 
Entretanto a Catarina nasceu e, nada melhor que festejar com uma rubrica dedicada ao mundo da gravidez.

Ácido Fólico

Como sabem, ainda não sou mãe, mas faz parte dos meus planos (e do meu marido, claro) engravidar para o ano. E neste momento começamos a pensar na preparação da gravidez. É um passo importante e, parece-me lógico dar atenção a todos os pormenores.

Nos últimos tempos tenho lido muito sobre o assunto e, agora com esta rubrica, o meu dever de estar bem informada, aumenta.

Portanto, nas próximas semanas, meses, anos, o tempo que for preciso, vou dedicar as segundas a este tema, para que todas as mamãs e futuras mamãs (onde me incluo), possam aprender sobre mudanças fisiológicas e psicológicas no 1º, 2º e 3º semestre, exercícios para gravidas, exercícios para recuperar a forma depois do parto, cosmética própria, alimentação, etc.

Se vamos falar de gravidez, vamos começar pelo principio. A preparação.
O que devemos fazer, quais os cuidados que devemos ter antes de engravidar?

1 - Marcar consulta com médico de família ou ginecologista, para casal fazer todos os exames necessários,

2 - Ter as vacinas em dia e, caso não tenha, actualizar 3 meses antes de engravidar,

3 - Segundo um estudo realizado pelo Nurses’ Health Study, o tipo de alimentação que se pratica tem influencia na ovulação. São de evitar os hidratos de carbono de absorção rápida (batatas, açúcar,pão branco, arroz branco e massas) e optar pelos de absorção lenta (as versões integrais, feijão, vegetais e fruta),

4 - Consumir gorduras poli-insaturadas (óleos vegetais e azeite) em detrimento das gorduras trans (gorduras presentes nos biscoitos, chocolate de leite).

5 - Ingerir mais proteínas vegetais e menos de origem animal.

6 - Ter peso saudável antes de engravidar. Não é aconselhável ter excesso de peso ou peso a menos que o recomendado para altura e idade,

7 - Praticar exercício físico. É aconselhável que o exercício faça parte da nossa rotina, quando não faz, antes da gravidez é bom começar a fazer. Desta forma o corpo habitua-se melhor às mudanças, é mais saudável para mãe e bebé e, mais fácil recuperar a forma depois do parto,

8 - Esquecer tabaco. Por todos os males que sabemos que faz, numa gravidez então é impensável. Evitar também locais onde é permitido fumar,

9- Evitar stress e estados de ansiedade. Procurar ajuda especializada quando é difícil controlar,

10 - Aproveitar para namorar muito. A relação sexual não deve ser vista como algo técnico com o único objectivo de engravidar. Faz bem ao corpo, à alma e aproxima o casal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário