domingo, 16 de setembro de 2012

EMENTA SEMANAL 17/9 A 23/9

Um bocadinho à imagem do que é comum ver-se nos blogues de organização doméstica (sou seguidora de alguns), achei conveniente publicar ementas semanais ao domingo.

É uma grande ajuda para quem tem uma vida atarefada ou que nem sempre tem ideias para menus interessantes, completos e saudáveis.

É uma técnica que utilizo há uns tempos e tem dado resultados. Para além de ser muito mais fácil para mim, pois não tenho de me preocupar com o que vou preparar para as refeições (só quando faço as ementas) também é mais rápido e económico, porque desta forma faço as compras já com a certeza do que vou precisar e posso também gerir com o que já tenho na despensa ou congelador.

Eu e o meu marido almoçamos e jantamos todos os dias em casa, o que é muito bom porque comemos comida saudável e do nosso agrado. Normalmente o almoço é mais elaborado e o jantar é mais simples (à excepção dos dias em que vamos jantar a casa dos nossos pais).

Hoje deixo-vos a ementa e alguns truques para cozinhar comida saudável e saborosa e, ao longo da semana vou publicando algumas receitas.

Refogar - Utilizem pouca gordura, que preferencialmente deve ser azeite extra virgem e, água. Isto se gostarem mesmo do refogado, porque podem abdicar dele e cozinhar todos os alimentos ao mesmo tempo em cru.

Gratinar - usar queijo magro e em pouca quantidade.

Temperar - usar azeite extra virgem (uma colher de sopa é suficiente), vinagre ou sumo de limão e ervas aromáticas (salsa, coentros, oregãos, manjericão, etc).

Assar no forno - Fazer uma marinada com alho, cebola, tomate, colorau, salsa, louro, oregãos, vinho branco, pimenta, noz moscada, tomilho, pouco sal e, deixar algumas horas no frigorífico. Colocar gordura (azeite extra virgem em pouca quantidade) na altura de ir ao forno. Também podem usar papel de alumínio para tapar assado, desta forma todos os sucos ficam na refeição.

A vapor - Cozer os alimentos a vapor é muito mais saudável que coze-los de forma tradicional, pois todos os nutrientes ficam no alimento e não se perdem na água. 

Estufar - É uma forma de todos os nutrientes ficarem na comida. A tradicional "comida de panela" tem a vantagem de ser fácil de preparar (pois todos os ingredientes são misturados e temperados no mesmo recepiente), saborosa e de render mais que outros pratos.

EMENTA:

Segunda-feira
Almoço - Dourada assada no forno com legumes + salada mista.
Jantar - Sopa de espinafre + queijo fresco com tomate e oregãos.

Terça-feira
Almoço - Sopa + frango com natas (disfarçadas) + salada de tomate e agrião.
Jantar - Caldo verde + omelete pequena de fiambre, queijo e legumes.

Quarta-feira
Almoço - Bacalhau assado no forno com broa de milho e repolho.
Jantar - Sopa + trouxinhas de legumes.

Quinta-feira
Almoço - Jardineira de frango.
Jantar - Canja de galinha.

Sexta-feira
Almoço - Esparguete à bolonhesa com legumes + salada de couve, cenoura e cebola.
Jantar - Sopa de feijão verde + sandes de pão integral com queijo fresco, tomate e alface.

Sábado
Almoço - Lombo de porco assado no forno com arroz de açafrão + salada mista.
Jantar - Sopa e sobras do almoço.

Domingo
Almoço - Peixe grelhado com batatas cozidas + salada mista.
Jantar - "redon" (trocadilho com as palavras restos de ontem) - sobras das refeições da semana.

Não deixo sugestões de sobremesas, pois não é habitual fazê-las, só mesmo em dias especiais. No dia-a-dia a sobremesa é fruta da época ou gelatina.

Se tiverem sugestões para as ementas, é só deixarem nos comentários ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário