sexta-feira, 3 de julho de 2015

FÉRIAS EM CASA

Foto: Helena A.
As férias estão aí... EHEHEHE!!!

Pelo menos as minha férias estão aí. Este ano, no seguimento de todos os acontecimentos relacionados com a saúde da minha mãe, e não só, resolvemos não passar férias fora de casa. Sinceramente, eu não andava com a mínima paciência para, sequer, pensar no assunto. Planear, procurar locais, preços, alojamento e tudo o que férias englobam. Resolvemos ficar por cá e aproveitar o que temos de bom aqui nos arredores, que felizmente é muito.

No entanto, férias em casa podem muito bem ser uma grande armadilha. Uma coisa é estarmos fora do nosso espaço e sermos "obrigados" a aproveitar, pois já pagámos, já investimos, já nos deslocámos, etc. Em casa as coisas são diferentes. Pode apetecer ficar na cama até mais tarde e lá se vai metade do dia. Pode apetecer ficar no sofá na ronha e lá se passa um dia. Pode apetecer limpar a casa de uma ponta à outra, e lá se vai outro dia. E assim, lá se vão as férias.

Como evitar tal desgraça?

Tudo começa com planeamento. Sim, sem ele, até as férias em casa se tornam numa coisa insípida e sem graça.

Quando vamos para fora, preocupamo-nos com a roupa, com os produtos de beleza, com os acessórias, com a leitura... em casa não deve ser diferente.
Estamos em época de saldos, portanto melhor altura para comprar um biquíni novo, um vestido ou outra coisa qualquer para usar nas férias, não há. Aproveita agora para isso. Dá uma vista de olhos em blogues de moda, ou em revistas, e tira ideias para os teus looks de férias.

É também necessário ter a roupa, que pretendes usar nas férias, lavada e engomada para não teres a preocupação do que vestir, se está sujo ou se está engomado. O mesmo serve para as toalhas de praia e afins.

Também deves ter todos os produtos que precisas para o verão preparados. Imagina o que é decidires ir para a praia e lembras-te que não tens protetor solar para o corpo. Já é tarde, estás atrasada e resolves nem passar pela farmácia para comprar um. Apanhas um escaldão e depois? Se fosses para fora de certeza que o protetor já estava comprado desde março. Vá lá, faz uma lista de tudo o que precisas, para teres quando precisares e não andares stressada com compras de última hora. Afinal, estás de férias.

Outra coisa que qualquer mulher faz antes de ir de férias é a depilação. Logo, trata disso antes das férias, pois apesar de estares em casa, não tens que perder tempo com isso nas férias. O mesmo se aplica às unhas e aos cuidados das mãos e pés. Trata de tudo antes das férias.

Sugiro também um corte de cabelo. Há melhor coisa do que iniciar as férias com o look renovado, a sentires-te bonita e com o cabelo super saudável? Eu acho que não. Se não queres cortar muito porque preferes fazê-lo depois do verão, podes cortar só as pontas e mudar a cor, por exemplo. O importante é que te sintas bonita e tenhas o cabelo saudável.

Algo que me dá conta dos nervos durante as férias, é a preocupação com as refeições. Tenham dó, mas ter de pensar em almoço e/ou jantar todos os dias é uma tarefa muito complicada. Estando de férias, ainda mais. O que costumo fazer durante as férias é pesquisar receitas adequadas às nossas necessidades para não ter falta de inspiração. Também podes ir comer fora, mas isso são outros 500...

Tarefas domésticas. Sim, tarefas domésticas. Se estás em casa vais ter tarefas domésticas para realizar. Convenhamos que também não é a melhor coisa para fazer nas férias, mas têm de ser feitas. Mas nada de exageros. Basta fazer um pouco todos os dias, como costumo dizer, dar um jeitinho todos os dias, ter o cuidado de arrumar o que se desarrumou, limpar o que se sujou e não deixar acumular muita coisa para fazer. Assim não há necessidade de andar a limpar a casa como se estivesses numa semana normal. Claro que é nesta altura que se aproveita para dar uma geral na casa, e isso a ser feito, deve ser logo no inicio das férias, para depois teres todo o tempo livre. Ah, e as tarefas domésticas devem ser divididas por todos os habitantes da casa, crianças incluídas. Não é tarefa exclusiva das mulheres, sim homens deste país?

Vestir a casa para as férias. Sim, leste bem. Muda as almofadas para padrões e cores alegres, compra velas com cheiros de frutos e de mar, enche a casa de flores frescas, coloca na casa-de-banho toalhas com cores alegres, muda também a cor das toalhas de mesa e porque não dos copos e/ou pratos... Tudo o que for possivel para que te sintas de férias. Para que ao entrares em casa, sintas que estás no teu espaço mas nas tuas tão merecidas férias.

Aproveita o teu quintal, a tua varanda, o teu espaço exterior. Tal como a publicidade do Ikea defende. Temos um clima tão bom, que é um desperdicio transformar varandas em marquises. Nas férias faz uns pequenos ajustes para que possas desfrutar plenamente desse espaço. Caso não o tenhas, aproveita a cidade, os parques, as esplanadas, as praias...

Planear os dias é essencial, para evitar o que disse no inicio, manhãs, dias perdidos sem fazer nada. Planeia com antecedência o que gostavas de fazer nas férias. Lembra-te que nem sempre está calor, por isso prevê também atividades para fazer nos dias mais frescos, principalmente se tens crianças. Mantê-las fechadas em casa é muito difícil, mas normalmente não é preciso muito para ficarem contentes. Um piquenique no jardim, uma volta de bicicleta, cinema, comer um gelado, tanta coisa.

Boas férias!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário