domingo, 15 de setembro de 2013

TER UMA VIDA "DESTRALHADA"

 
 
Esta semana comecei as minhas limpezas de mudança de estação.
E o que são para mim limpezas de mudança de estação?
São limpezas profundas, onde retiro tudo de gavetas, armários, lavo, pinto, jogo fora, mudo de sitio, tudo o que for necessário. Todos os cantos e recantos da minha casa são limpos e desinfectados, todos os móveis são desviados e limpos por traz e por baixo, tudo o que me passar pela cabeça, faço nestas limpezas. E tudo isto dura no mínimo 1 semana. Demoro pelo menos 1 dia em cada divisão, mas quando acabo sei que está tudo muito melhor do que quando comecei. A sorte é que a minha casa tem uns modicos 50m2.

Mas estas limpezas para além de servirem para limpar o espaço físico, também servem para limpar as ideias, para reflectir, para pensar.
E tenho reflectido muito. Tenho aproveitado para fazer algo, que para muitos de vocês pode não ter lógica, que é meditar. Sim, a meditação não tem que ser feita em determinada posição, de olhos fechados e no puro silêncio. Meditar significa estar a fazer algo, em plena consciência. Se estamos a lavar a louça, é apenas nisso que devemos estar a pensar e concentrados.

Li algures uma frase da qual não sei o autor que dizia: "Se sabes meditar num templo e, não sabes meditar numa casa-de-banho, então não sabes meditar."

E este ritual traz-me muitas coisas boas. Concentro-me com muito mais facilidade, desvalorizo muito mais o que me irrita, as ideias fluem muito melhor e, claro, valorizo muito mais as minhas opções, ideias e ideais. 
E nestes dias, tenho vindo a perceber cada vez mais dou valor às coisas simples da vida e também, cada vez mais, me dedico a ter uma vida simples e sem tralha, sem lixo físico e mental.

Gosto muito de me desfazer de coisas que não uso ou que não preciso, não sou de comprar por impulso, ou comprar porque é moda e toda a gente tem. E também "destralho" com facilidade pessoas que me irritam, que não me respeitam, que falam mal nas costas (Nas minhas ou dos outros. Costuma-se dizer que nas costas dos outros vemos as nossas), que não são sinceras. Não quero estar rodeada de imbecis. Se não gosto de ter tralha na minha casa, porque é que deverei ter tralha nos amigos?

Basicamente, gosto de ter perto de mim, o que preciso, sejam objectos ou pessoas. Se não me faz sentir bem, se não me faz realmente falta (mais uma vez, sejam objectos ou pessoas) para quê ter?

Uma vida simples e sem tralha é muito menos tóxica!

As pessoas adoram opinar sobre a vida dos outros, mesmo quando ninguém lhes pede opinião. Têm sempre solução para os problemas...do outros! E muitas vezes esquecem-se que os outros também têm opinião. Esquecem-se também que nem todos temos os mesmos objectivos, que nem sempre vemos a vida da mesma forma e que por isso, tomamos decisões diferentes.

Não imaginam os comentários que ouço acerca da nossa casa. Das duas, uma: ou amam ou odeiam. E quem odeia, não respeita.  Como já disse, não é a casa dos meus sonhos, mas sou feliz aqui. Tenho o que preciso, tenho o que gosto, porque é que devia ter uma casa maior, ou mais recente? Porque a maioria das pessoas tem? Óptimo, que tenham e que sejam tão felizes nas suas casas como eu sou na minha.

A casa é pequena, é antiga, tem os problemas que uma casa antiga normalmente tem (E algumas novas. Sim, porque apesar de estar desempregada, a minha profissão anda muito á volta de casas, casinhas e casarões), mas para 2 pessoas e 1 gato, tem espaço suficiente! E desta forma, estou a respeitar um dos meus princípios, que é não viver acima das minhas possibilidades. Não será esta opção saudável?

Por isso digo, que ter uma vida simples e sem tralha é muito menos stressante.

Na altura que começámos a mobilar a nossa casa, decidimos comprar o essencial e barato. Sempre atentos a promoções, sempre a planear tudo muito bem. (E somos assim com tudo) É certo que muitas vezes o barato sai caro, mas até agora tem valido a pena. Só o nosso combinado, que era de marca branca é que avariou...
Mas na altura, um dos meus colegas de trabalho também andava nas mesmas tarefas de mobilar casa, etc. Todos os dias, aquela alma me chateava que tinham comprado isto e aquilo e, que tinham um talher para o dia-a-dia e outro para as visitas, e que tinham um tapete para a semana e outro para o fim de semana...

Oh Meu Deus, já não o podia ouvir! Até que um dia disse-lhe: "Amigo, tens de perceber que nem toda a gente vê a vida como tu. Para mim é ilógico ter 2 faqueiros, ou ter pratos para o dia-a-dia e pratos para as visitas. A minha casa é para eu viver, o que está lá é para mim, não é para os outros, percebes?"
Imaginem, que até com a árvore de Natal eu "levei". Aquelas almas gastaram 200€ na árvore e decoração. Quando eu lhe disse que gastei 40€ em tudo, o comentário foi: "Mas a nossa vai durar mais tempo."
Que bom!!! Nós não duramos para sempre, mas é bom termos objectos que durem a eternidade. :)

Há uma serie no Foxlife, os Alienados, que às vezes vejo. No outro dia, andava o alien com o humano às compras num centro comercial e, o alien perguntava: "Mas vocês humanos, trabalham uma semana inteira para depois virem gastar o que ganham, para o centro comercial ao fim-de-semana?"

E realmente, que lógica é que isto tem?
Para mim, nenhuma.
Podem dizer, que também não estou em situação de gastar já que não tenho trabalho, mas não tenho trabalho agora, porque já tive. E nessa altura também tinha este pensamento. Sempre preferi investir dinheiro em coisas não materiais. Cinema, livros, ginásio, yoga, massagens... E mesmo nestas coisas, sempre ponderei muito bem se valiam o investimento.

Ou seja, uma vida simples e sem tralha é muito mais barata!

Não pensem que estou a criticar quem compra, quem gosta de ter muita coisa. Cada um sabe de si e, se não sabe problema seu. Simplesmente acho que devemos pensar no que realmente é importante para nós e respeitarmos quem vê a vida de forma diferente da nossa.

E eu, quero ter uma vida "destralhada"!  :)









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário