sexta-feira, 8 de março de 2013

MÁSCARAS FACIAIS CASEIRAS

Há uns tempo falei-vos das minhas experiências com produtos caseiros, aqui e também sugeri algumas ideias para o cabelo aqui.

Apesar de algumas não terem corrido particularmente bem, não deixo de acreditar que são uma óptima solução para a pele. No entanto há que ter alguns cuidados antes de nos aventurarmos a experimentar.

O primeiro, é escolher produtos adequados a nosso tipo de pele (isso também se aplica no caso de produtos de compra), depois ter em conta o estado desses ingredientes. Convém que sejam frescos.

Por último, não convém misturar máscaras. Fazer hoje uma, amanhã outra, pode resultar numa alergia. O melhor é experimentar um pouco numa zona pequena, para ver a reacção e, só no dia seguinte aplicar no rosto (caso não tenha ocorrido nenhum problema). Se pretender experimentar outra máscara, espere uma semana até o fazer.

As máscaras e esfoliações de rosto devem ser feitas à noite, independentemente de serem caseiras ou não. Por um lado, porque alguns ingredientes podem manchar a pele quando entram em contacto com o sol, como e o caso do limão, por outro lado, a pele fica mais receptiva a tudo aquilo que nela colocamos, logo, se formos para a rua apanhar pó, fumo, etc, a pele irá guardar tudo bem guardadinho. Assim, a noite é a melhor altura.

Ao longo dos anos tenho guardado receitas de máscaras, tónicos e outros truques que vou retirando da internet, de livros e de revistas. Vou deixar-vos alguns que tenho encontrado, mas se procurarem é algo que se encontra com muita facilidade. Escolhi aqueles que acho mais fáceis e acessíveis, para diversas situações.
 
Esfoliantes

Esfoliante de aveia
- 1 c.sopa de aveia
- 1 c.sopa de mel
Misturam-se os ingredientes, aplica-se no rosto em movimentos circulares e suaves e retira-se com água fria.

Esfoliante para pele oleosa
- 1 c.chá de iogurte natural sem açúcar
- 1 c.sopa de aveia
Aplica-se como o anterior.

Esfoliantes naturais
- Passar tomate cortado em metades pelo rosto. Limpa, tonifica e clareia. Ajuda a limpar a pele dos tão inestéticos pontos negros. (sugestão do Dr. Oz)
- Fatias de maçã. (aplica-se como o tomate)
- Sumo de uva. Aplica-se com a ajuda de um disco de limpeza.
Nos 3 casos, depois de esfoliar lavar rosto com água.

Vapores

Os vapores são óptimos para abrirem os poros e prepararem a pele para a máscara. Dependendo do caso, podem escolher entre várias plantas.
Camomila ou tomilho - limpar
Eucalipto - desinfectar
Funcho ou tília - elimina impurezas
Hortelã pimenta ou flor de sabugueiro -  prevenção de rugas

Ferve-se a água e acrescenta-se a planta. Coloca-se o liquido num recipiente largo, coloca-se o rosto a receber o vapor, com uma toalha sobre a cabeça.

Sinceramente não sei se o mais indicado é começar pelos vapores ou pela esfoliação. Começo pela esfoliação e acho que a pele fica limpa. É uma questão de experimentarem e decidirem o que é melhor.

Pele com problemas

Máscara para pele mista e com acne
- 1/2 pepino fatiado
- 1/2 c.de farinha maisena
Rale o pepino, faça uma papa com a farinha e coloque no rosto durante 15 minutos. Retire com água fria.

Poros dilatados

Máscara de limão e ovo
- 1 limão
- 1 clara de ovo
Bata a clara em castelo. Misture 2 ou 3 gotas de limão, aplique no rosto durante 15 minutos e retire bem com água.

Pele mista/oleosa

Máscara de laranja e maisena
- 1 c.sopa de sumo de laranja
- farinha maisena
Misture os ingredientes até obter uma pasta. Colocar no rosto e pescoço durante 10 minutos, retirar bem com água morna e, passar o rosto por água fria para fechar os poros.

Máscara de maçã
- 1 maçã
- água das rosas
Rale a maçã, junte água das rosas até obter uma pasta. Aplique no rosto e pescoço durante 10 minutos. Finalize como na máscara anterior.

Pele normal

Máscara de banana
- 1 banana madura
- 2 c.sopa de mel
- 1 c.sopa de iogurte natural sem açúcar
Amasse a banana e misture com os restantes ingredientes até formar uma pasta. Aplique no rosto durante 30 minutos, retire com água fria.

Pele seca

Máscara de abacate e mel
- 1/2 abacate
- 1 c.chá de mel
Misture tudo, aplique na pele durante 20 minutos e retire com água morna.

Pele envelhecida ou cansada

Máscara anti-envelhecimento
- 3 c.sopa de chá verde (infusão preparada)
- 50g de cenoura ralada
- 1 iogurte natural sem açúcar
- 1 c.sopa de mel
Misture até formar uma pasta. Aplique no rosto e pescoço durante 20 minutos. Retire com água morna ou fria.

Pele com manchas

Máscara clareadora
- 1 c.sopa de aveia
- 1 c.café de iogurte natural, sem açúcar
- chá forte de camomila
Misture todos os ingredientes até formar uma pasta, aplique o rosto durante 15 minutos e retire com água fria.

Todos os tipos de pele

Máscara reafirmante
- 1 ovo
- 1 c.sopa de leite
- 1 c.chá de mel
Misture todos os ingredientes, aplique no rosto até secar e retire com água morna.

Máscara poderosa - aumenta a elasticidade, hidrata, nutre, tonifica e revigora
- 1 chávena café de leite
- 1 maçã picada
Leve o leite ao lume e quando ferver acrescente a maçã picada. Deixe cozinhar até amolecer. Depois de fria, aplique no rosto e pescoço durante 20 minuto. Retire com água fria.

Máscara para reduzir olheiras
- 2 c.sopa de aveia
- 2 c.sopa de leite de soja em pó
- 1 chávena de soro fisiológico
Misture tudo até formar uma pasta. Dê pancadinhas na zona das olheiras para activar a circulação e aplique a mistura por toda a zona. Feche os olhos, relaxe e deixe agir. Depois lave com água bem fria.

Uma máscara relâmpago, com esfoliação, que adoro fazer é esta. É fácil e eficaz.

Outros produtos

Tónico refrescante de rosto
- 1 pepino
- 1/2 cenoura
- 1/2 chávena de chá de camomila
- 1/2 chávena de sumo de limão
Faça o sumo de pepino e cenoura, adicione-o ao chá de camomila e ao sumo de limão numa jarra de vidro e agite até ficar consistente. Mantenha no frigorífico no máximo durante 3 dias.

Loção de limpeza de rosto
- 1 c.chá de aveia integral moída
- 1 c.chá de óleo de amêndoas doces
- 1/2 c.chá de mel
- 1 a 2 c.sopa de natas
Misture a aveia e o óleo de amêndoas doces, acrescente o mel e as natas. aplique no rosto e pescoço. Retire com uma toalha molhada em água morna, repita até ter a pele sem produto. No fim lave o rosto com água morna.

Agora basta escolherem o que mais se adequa ao vosso caso.

Espero que tenham gostado! ;)












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários:

  1. Os resultados dependem sempre de vários factores Amanda. No meu caso, algumas têm resultado muito bem, outras nem por isso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vc eh esteticista ?/ suas receitas sao maravilhosas *-*

      Eliminar
    2. Olá Amélia. Não, eu não sou esteticista. Mas gosto muito destas coisas e gosto de partilhar o que aprendo. As receitas realmente são maravilhosas, mas não são minhas. São um apanhado de receitas que ao longo dos anos, retirei de revistas, livros e sites. Obrigada pelo comentário e volta sempre! :)

      Eliminar
  2. Já coloquei essas receitas no meu favoritos do notebook!!!!!
    Vou fazer uma hoje mesmo!!! Obrigada por compartilhar!!!! Nota 10!!!!

    ResponderEliminar
  3. Espero que goste do resultado! Obrigada por comentar! :)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado amei todos e ja até estou utilizando uma agora e amei o resultado !!! se quiser pode dar mais dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que está a gostar Larissa! Pode ter a certeza que assim que tiver mais sugestões, as deixarei aqui no blogue. Obrigada pelo comentário. :)

      Eliminar
  5. ola, vi as suas receitas e tenho alguns problemas com acne.. gostava de saber quantas vezes aplicar a mascara 1x por semana ou mais vezes? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Normalmente 2 vezes por semana é o ideal, principalmente porque as máscaras caseiras não são tão poderosas como as de compra. Aconselho-te a experimentares 2 vezes e veres como a tua pele responde, se achares que está bem, continua, se pelo contrario achares que está pior, desiquilibrada ou com alguma alergia, reduz para 1 vez. O importante é "ouvires" a tua pele e estares atenta/o aos resultados. Espero ter ajudado. :)

      Eliminar
  6. Ñ funcionou comigo e minha prima a pele ficou mais dura do que eu pensava

    ResponderEliminar
  7. uma dica para quem quer fazer isso ainda mais as que tsm limao . O limao resceca a pele e a mancha nao e recomendavel as outras receitas sao maravilhosas

    ResponderEliminar
  8. Sim, no post refiro que o limão pode manchar, principalmente quando se apanha sol. É sempre necessário muito cuidado, por isso digo para experimentarem num local pequeno antes de aplicarem no rosto todo. Obrigada pelo comentário! :)

    ResponderEliminar
  9. Ola boa noite . Tenho uma pele muito oleosa e com cicatrizes da acne que se transformaram um cloides cicatrizantes como disse o meu dermotologista . A fiz tanta coisa e parece que continua tudo na mesma . Qual sera ideal para mim para eliminar os caroços que tenho e tirar as cicatrizes .? Ajudem me por favor

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana. Gostava tanto de poder ajudar, mas a verdade é que não posso. Não te aconselho mesmo a experimentar estas máscaras caseiras, porque pode piorar a tua pele. É um risco que acho que não compensa. Aconselho-te mesmo a tratares esse problea com um dermatologista. Eu também tive uma especie de caroços e foi preciso fazer um tratamento muito forte, e durante muito tempo para que desaparecessem. E hoje continuo a ter borbulhitas e marcas de acne. É um problema para a vida, por isso temos de aprender a lidar com ele. O meu conselho é não apanhares sol, usa sempre protector solar para pele oleosa factor 50 (eu uso o hyseac da uriage), tem cuidado com a alimentação, bebe muita água, não consumas muitas gorduras e açucar, limpa o rosto com uma toalha só usada por ti (ou com lenços de papel) e com suaves pancadinhas para não infectar e usa produtos especificos para esse problema. Eu sei o que é olhar ao espelho e ver que a pele não reage, mas acredita que algum tratamento vai resultar (tive de encontrar a dermatologista certa para encontrar o tratamento certo) e vais melhorar de certeza. Boa sorte e se quiseres vai dando noticias. :)

    ResponderEliminar
  11. O meu problema é que tenho a pele seca e propensa a rugas,tenho 38 anos mas aparento ter 50,com estas mascaras vou se consigo diminuir uns 5 anos na minha aparencia,me desejem sorte pois preciso muito nesta minha velhice precoce...bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta fazer automassagem Vercelia. Também ajuda muito no aspeto da pele. E não te esqueças que o sol em excesso envelhece a pele, usa protetor solar. Boa sorte e dá noticias sobre esta tua batalha contra a "velhice precoce". :)

      Eliminar
  12. Gostei muito das mascaras. eu fico com o rosto de vez em quando vermelho o q posso fazer para diminuir o vermelhidao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da razão dessa vermelhidão. Pode estar relacionado com algo que comes ou pode ser um problema mais especifico. que seja necessário consultares um dermatologista. Caso não seja um problema grave, experimenta uma máscara de clara de ovo. Podes ver no seguinte post: http://areceitamagica.blogspot.pt/2012/11/beleza-caseira.html
      Não te aconselho a fazeres a parte da esfoliação, pois pode ser muito agressiva.Quanto à máscara, o melhor é experimentares só numa zona pequena, para veres como a pele reage e, se correr bem, repete no dia seguinte no rosto completo. Espero que ajude! :)

      Eliminar
  13. Adorei suas dicas,vou tentar fazer uma hj mesmo,mas gostaria de saber quanto tempo devo esperar para fazer outra mascara diferente da que usarei hj.bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera cerca de uma semana até experimentares outra mascara. Boa sorte. Obrigada pelo comentario.

      Eliminar
  14. Amei as mascaras.. ..tenho a cara com pontos petros por causa,das burbulhas de acne e sou negra o ki devo fzer ajude.mi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro tens de avaliar bem a tua situação. Se tiveres muitos problemas de acne, o melhor é consultares um dermatologista, pois e muito comum existirem infeções graves. Se tens apenas algumas borbulhas de vez em quando e tens ponto negros, também pode estar relacionado com o teu estilo de vida. Pode ser algo que comes, pode ser o sol, o stress... De qualquer forma, o melhor é usares produtos próprios para o teu tipo de pele, evitares alimentos fritos e açucar, beber muita água, limpar bem a pele de manhã e à noite e proteger a pele do sol. Podes usar 1 ou 2 vezes por semana uma máscara de argila, ou a máscara de pepino e maisena do post. No entanto, experimenta a máscara numa zona pequena, para te certificares que não te faz alergia. Boa sorte!

      Eliminar
  15. eu pesquisei em alguns sites dizem pra utilizar só pepino e outros dizem pra utiliza
    Pepino + Maisena.
    Qual o certo de usar ? Pepino + maisena? maisena serve para o que ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na que se diz, mascara para Espinhas

      Eliminar
    2. A maisena vai ajudar a controlar a oleosidade e a secar as borbulhas. O pepino refresca, ajuda a hidratar e a recuperar a pele. Pessoalmente gosto muito de usar só pepino, acho que é tudo uma questão de preferência. Experimenta só com pepino e uma semana depois com maisena e pepino, depois decides qual gostas mais. Espero ter ajudado. :)

      Eliminar