quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

12 COISAS SIMPLES A (CONTINUAR) FAZER EM 2013 - PARTE 1

Tal como prometido ontem, hoje mostro-vos a primeira parte da minha lista de coisas simples a fazer em 2013.

Como já referi, algumas já fazem parte da minha vida, mas pretendo que sejam mais frequentes no ano que depressa se aproxima.



1 - Ler pelo menos um livro por mês.
Aqui está uma coisa que já faço há uns anos. Assim de repente, 1 livro por mês parece pouco. E realmente não é nada de especial, principalmente para quem gosta de ler. No entanto, esta é daquelas coisas que nos desabituamos a fazer com facilidade, se não impusermos a nossa vontade. A correria diária nem sempre permite e, os dias vão passando a semanas e, rapidamente chegam a meses sem ler um livrinho que seja. Felizmente tenho mantido esta máxima e, pelo menos 1 por mês leio. Mas é mais frequente ler um por semana. :)
Ler faz bem, aprende-se muito, viaja-se sem se sair do lugar, sonha-se, etc. Além disso, ajuda-nos a não estagnar.
 
2 - "Yogar" todos os dias.
Pois é! Como sabem, pratico yoga. Normalmente pratico diariamente, mas há alturas em que não é possível. E porquê? Porque não tenho um horário fixo. Às vezes é de manhã, outras à tarde e outras à noite.
Ou seja, há dias em que vou deixando para mais tarde e acabo por não praticar. Portanto, quero que "yogar" tenha um papel tão importante como comer ou tomar banho e, para isso tenho de ser fiel à minha rotina.

3 - Concentrar/meditar todos os dias.
Meditar é algo que não considero que saiba fazer, aliás, não sei mesmo fazer. Não chega estender o colchão, sentar com as pernas cruzadas, fechar os olhos e estar calada, que signifique que esteja a meditar.
Até chegar a esse ponto é preciso algum treino e muita concentração.
Qual é o objectivo deste objectivo (passo a redundância)?
O facto de nos concentrarmos na nossa respiração, ou num objecto durante uns minutos, voltando a concentrar, cada vez que a nossa mente dispersa (o que é natural), ajuda-nos a focar, relaxar, a aumentar a capacidade de concentração noutras actividades da nossa vida, estimula a memória e beneficia a saúde psicológica. Tudo isto ajuda-nos a afastar pensamentos prejudiciais e a não tomar decisões precipitadas e ao acaso na nossa vida. O que me parece muito importante.

4 - Apanhar mais sol.
O sol faz bem, ajuda-nos a relaxar, a fortalecer, a absorver vitamina D e alegra-nos. E eu apanho pouco sol (nesta altura do ano). :(

5 - Desenhar.
Adoro desenhar, mas este gosto passou a ser praticado quase por obrigação. Resume-se apenas à minha necessidade de colocar ideias no papel, quando faço um projecto de arquitectura ou decoração. O hábito de ter um diário gráfico (caderninho onde se desenha tudo o que nos apetece) e desenhar diariamente há muito que se foi. E a verdade é que sinto falta e, se me faz sentir bem e ainda por cima é útil para a minha profissão, não tem lógica nenhuma não o fazer.
Acreditem, não há nada pior do que um arquitecto que não sabe desenhar...E o saber desenhar também se pratica.

6 - Ser paciente (mais).
Aqui está outro item que tenho vindo a treinar há algum tempo. Acho, que desde que comecei a praticar yoga. Tem resultado e tenho evitado muitas angústias com a minha paciência. E ser paciente, não significa ser permissivo e deixar que os outros nos esmaguem. Muito pelo contrário. Apenas simplifica a nossa vida e ajuda-nos a relativizar muita coisa.
Além disso, a nível de saúde também é bastante útil. Uma pessoa impaciente, está constantemente alerta e ansiosa. Decididamente não é isso que quero para mim.

Por hoje fico por aqui, mas amanhã volto para continuar a minha lista.

Desejo-vos um dia solarengo e enérgico! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário