sábado, 10 de novembro de 2012

JÁ A PENSAR NO NATAL

Estamos a menos de 2 meses do Natal. Nesta altura, algumas pessoas já têm presentes para metade da família (como é o meu caso) outras ainda não pararam para pensar no assunto.

Regra geral, antes de comprar os presentes, planeio o que quero oferecer a quem e qual o orçamento máximo para o efeito. Se conseguir comprar presentes para todos e, ainda poupar algum dinheiro, tanto melhor.


Como já vos disse num post anterior, adoro o Natal e tudo o que lhe é inerente, no entanto não gosto da parte consumista e interesseira da coisa.
Adoro dar e receber presentes, mas não o faço por obrigação, nem fico chateada se oferecer algo a alguém que não me ofereceu nada. Mas, se há coisa que não gosto é a sensação de estar a oferecer algo desnecessário ou desadequado à pessoa, porque não tive tempo de procurar o presente ideal. A sensação de gastar dinheiro em vão, também me deixa desconfortável. 

Este ano os presenteados são os mesmos, mas o orçamento é um pouco inferior. Por isso tem de ser tudo muito bem planeado para não termos surpresas.

Muitas vezes repetimos os presentes e, regra geral anda tudo à volta de tecnologia, roupa, acessórios, perfumes, livros, cd's e decoração. Mas existem tantas alternativas giras e às vezes mais em conta, que não precisamos de estar limitados sempre ao mesmo.

Estamos numa altura em que começamos a valorizar outro tipo de presentes (ou devíamos), coisinhas feitas pelos nossos entes queridos, por exemplo, ou até presentes relacionados com bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Para uma pessoa que goste de ler, porque não oferecer a assinatura de uma revista? Existem varias opções, desde 6 meses a 2 anos e muitas vezes há promoções muito boas.

Se tem alguém na sua lista, que goste de desporto, a inscrição num ginásio é uma boa opção. Mas também existem locais onde não é necessária inscrição nem fidelização. Nestes casos pode oferecer um mês de aulas. Por exemplo no estúdio  YOGA BLISS em Setúbal, a primeira aula é gratuita e existem vários preços, sem ser necessária inscrição nem fidelização (pode praticar só um mês se assim o entender).

Oferecer alternativas saudáveis a quem gosta de ter uma alimentação cuidada também é um óptimo presente,.Por exemplo o programa Detox da Liquid, cabazes com fruta e legumes biológicos (aquiaqui, ou aqui) livros de receitas saudáveis ou uma fritadeira com tecnologia para preparar fritos com pouca gordura.

Ofereça H2O. A água é essencial ao nosso organismo, mas existem muitas pessoas que não bebem água com frequência. Porque não oferecer garrafas de água reutilizáveis? Os preços e modelos são variadíssimos.

Um kit de Inverno é útil para todos, desde os 8 aos 80. Um necessaire com creme das mãos, creme hidratante, baton de cieiro, pacote de lenços de papel...

Para os que gostam de praticar exercício, mas não gostam de ginásios, pode oferecer uns ténis de caminhada, um tapete de yoga, alteres, um aparelho de exercício, uma bicicleta, una patins, uma corda para saltar, dvd's com exercícios para fazer em casa, jogos de fitness para consolas, um medidor de massa corporal ou um podómetro.

Uma massagem ou um dia num spa, é ideal para quem precisa de relaxar.

Um cesto de cosméticos naturais ou biológicos. Existem várias marcas, Garnier, The Body Shop, Gamila Secret, Nvey Eco, Thalgo, Yes to Carrots, Yves Rocher, são algumas delas.

Depois há outras alternativas, bem mais calóricas, mas para quem gosta de fazer este tipo de coisas, tem tempo e jeito, acho óptimas opções. Podem ver conselhos no blog da Economia Cá de Casa. Tem optimas ideias e algumas muito em conta. Sou fã deste blog e, parece-me que a autora gosta tanto do Natal quanto eu. (Digo eu).

Há ainda hipótese de recorrerem a artesãos locais. Hoje em dia, muitas pessoas dedicam-se a fazer acessórios de moda e outro tipo de artesanato. De certeza que conhecem alguém que o faz. É uma forma de oferecermos coisas originais e ajudamos também a economia local.

E pessoas que vendem produtos por catálogo? Toda a gente conhece alguém que o faz. Há várias marcas, vários preços e uma variedade de produtos muito grande. É também uma forma de se livrar das multidões nos centros comerciais e de ajudar alguém que conhece.

Parece-me que as alternativas são infindáveis, mas o importante é não fazer desta altura um problema. Se por alguma razão não tem hipótese de oferecer presentes, não se sinta culpado/a por isso. O Natal é uma época de paz, amor e amizade, nem só de bens materiais vive o ser humano. Porque não oferecer-se para fazer companhia a um idoso numa tarde, preparar o jantar de uma amiga que chega tarde a casa, dar uma ajuda na limpeza semanal da sua irmã/mãe/tia/filha, ficar com o seu sobrinho num sábado à noite, para os pais saírem e namorarem, e por aí.

Pessoalmente acho que nestes gestos existe uma grande demonstração de amor e, o Natal é isso mesmo! Vale tudo, menos ser consumista e interesseiro! :)








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. New Look? Este look tem quase tanto tempo como o blog ;) Tu é q n viste e, o q viste achaste q era para toda a eternidade...

      Eliminar
  2. Já sou Seguidora :)
    Gosto muiiiiiito das dicas de Natal :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem q gostas. Se tiveres outras ideias tb podes dar. Aceitam-se propostas! :)

      Eliminar